Património |

Ermida de São Sebastião      
Localizada em: Solar de Lalem - Maia  

A ermida de São Sebastião foi construída no século XVI, certamente para pedir apoio deste santo para as pestes que tanto avassalaram a ilha de São Miguel, nos primeiros anos de povoamento.

 

É caso do terramoto de 22 de Outubro de 1522. Na madrugada desse dia, a terra começou a “dar grandes abalos, com roncos e movimentos horrendos, como ondas de mar furioso”. A mortandade foi elevada! Nos moinhos da Maia, onde estavam 22 pessoas, só escaparam dois homens. No centro da freguesia, várias casas caíram e a de um pescador pegou fogo, destruindo todo o dinheiro que ele tinha no interior.

 

Em agravante, o período que se seguiu a 1522 não foi prazeroso: a peste atingiu a freguesia da Maia de 1526 a 1527, causando uma nova onda de mortalidade da população ainda fragilizada desde 1522.

 

Depois seguiu-se a erupção do Sapateiro, em 1563, fragilizando ainda mais o local.

 

Naquela altura, estes desastres naturais eram percebidos como castigos divinos pela desobediência e laxismo dos homens.  

***

Mostrar Mais
Ermida de São Pedro
Localizada em: Cemitério da Maia
Mostrar Mais
Ermida de Nossa Senhora do Resgate
Localizada em: Gorreana  

A Ermida de Nossa Senhora do Resgate, localiza-se ao pé da Fábrica de Chá Gorreana.

 

“A proteção da Virgem aos que eram raptados pelos infiéis e que, portanto, tinham de ser resgatados, é um dos entendimentos que justifica a invocação a Nossa Senhora do Resgate. Como se sabe, as ilhas dos Açores foram, frequentemente devastadas por piratas e corsários, que por vezes se limitavam a atacar as populações locais e a destruir os seus bens; outras vezes raptavam e levavam para outras paragens os insulares.

 

Sabemos que a fundação desta ermida é da responsabilidade do padre Belchior Manuel de Resendes, cura no Nordeste, que faleceu em 1729. Herdou de um tio com o mesmo nome as propriedades da Gorreana, em regime de vínculo, e nestas decidiu edificar a ermida que ainda subsiste e mantém, na sua fachada, uns maravilhosos traços do designado “estilo micaelense”, dando conta do ano em que terá sido finalizada a sua construção, 1701.

 

Haverá ligação entre a invocação a Nossa Senhora do Resgate e múltiplos ataques de piratas que as ilhas dos Açores são alvo, nomeadamente na segunda metade do século XVII, quando esta ermida é construída? Terá havido algum ataque de piratas na Maia por esta altura, que não ficou registado na história? Ou terá este cura do Nordeste, pela sua formação religiosa, decidido construir nas terras da Maia que administrava, uma ermida para pedir o apoio da Virgem aos que eram raptados pelos piratas?” As respostas ainda estão para ser descobertas.

 

***

 

Mostrar Mais
Ermida de São Pedro   
Localizada em: Gorreana
Mostrar Mais

Posto de Turismo da Maia

Maia Tourist Office 

Morada | Address: Rua do Rosário, n.º9 

9625 - 339 Maia (S. Miguel)

Contacto | Contact: (+351) 296 442 315

E-mail: pt.m.smg@gmail.com